terça-feira, 24 de junho de 2014

Iniciação - Ver Fotograficamente

Ver Fotograficamente


O enquadramento

É necessário dar mais qualidade estética às fotografias e isso pode ser possível através do enquadramento. A composição está intimamente ligada ao enquadramento, a forma como os elementos se dispõe é a denominada composição fotográfica sendo um dos elementos chaves das fotografias com qualidade.



A relação entre a realidade e a fotografia

Para se tirar uma fotografia, é necessário ter-se uma câmera fotográfica, um fotógrafo e um tema (realidade) mesmo que essa realidade seja diferente para várias pessoas pois cada um irá interpretá-la de forma diferente conforme as suas experiências pessoais. Antes de fotografarmos temos que compor a imagem na nossa cabeça e ver se não há excesso de elementos que confundam o observador.  Ás vezes também temos de ter em atenção a profundidade de campo, perceber se é perceptível as distancias entre os diversos elementos que compõem a imagem. Quando não é, essas distancias podem tornar-se mais evidentes através da luz que incide sobre o objecto ou através da rotação dos objectos. Desta forma, as imagens não se tornam tão planas.


A Distância Emotiva Correcta

Quando fotografamos, podemos ser influenciados por luzes, cheiros, ruídos que de certa forma vão condicionar a imagem que vamos captar. É necessário desligar de todas as sensações que aparecem na imagem, devemos estar concentrados no momento. Não nos podemos esquecer que as fotografias são visuais e se quisermos transmitir sensações, temos que recorrer a meios visuais tais como objectos ou luzes para transmitir essas mesmas sensações.



 Começar a compor

Antes de compormos uma fotografia, temos que compreender o tema, pesquisar sobre ele tendo sempre em conta que a fotografia é uma representação de algo.






 Observar fotograficamente: Forma e cor do objecto

Quando começamos a avaliar um tema, temos de avaliar também as suas principais características, ou seja, a forma e a cor. A forma é a primeira coisa que se deve avaliar e para melhorá-la podemos utilizar a cor e a luz. Por exemplo, as luzes mais duras (sol) servem para fotografias arquitectónicas mas para um modelo ou estátua, convém usar uma luz mais suave para tornar todos os detalhes bem visíveis. As linhas também são muito importantes uma vez que as verticais dão altura aos objectos e as horizontais (mais usadas em paisagens) dão mais suavidade e plenitude à imagem. A cor também nos sugere interpretações distintas, cores fortes algo mais agressiva, cores claras, maior suavidade.


Superfícies e Texturas

Temos que também ter em atenção o material de que é feito o nosso tema, ou seja, a sua textura. A luz pode ser uma forte aliada para evidenciar os diferentes tipos de texturas. A luz lateral consegue criar sombras que dão ideia de rugosidade do material (material áspero).


*todos os conteúdos escritos são da autoria e responsabilidade exclusiva da autora do blog






Nenhum comentário:

Postar um comentário