Ver Fotograficamente
O
enquadramento
É
necessário dar mais qualidade estética às fotografias e isso pode ser possível
através do enquadramento. A composição está intimamente ligada ao
enquadramento, a forma como os elementos se dispõe é a denominada composição
fotográfica sendo um dos elementos chaves das fotografias com qualidade.
A relação
entre a realidade e a fotografia
Para se tirar uma fotografia, é necessário ter-se uma câmera fotográfica,
um fotógrafo e um tema (realidade) mesmo que essa realidade seja diferente para
várias pessoas pois cada um irá interpretá-la de forma diferente conforme as
suas experiências pessoais. Antes de fotografarmos temos que compor a imagem na
nossa cabeça e ver se não há excesso de elementos que confundam o
observador. Ás vezes também temos de ter
em atenção a profundidade de campo, perceber se é perceptível as distancias
entre os diversos elementos que compõem a imagem. Quando não é, essas
distancias podem tornar-se mais evidentes através da luz que incide sobre o
objecto ou através da rotação dos objectos. Desta forma, as imagens não se
tornam tão planas.
A Distância
Emotiva Correcta
Quando fotografamos, podemos ser influenciados por luzes, cheiros, ruídos
que de certa forma vão condicionar a imagem que vamos captar. É necessário
desligar de todas as sensações que aparecem na imagem, devemos estar
concentrados no momento. Não nos podemos esquecer que as fotografias são
visuais e se quisermos transmitir sensações, temos que recorrer a meios visuais
tais como objectos ou luzes para transmitir essas mesmas sensações.
Começar a
compor
Antes de compormos uma fotografia, temos que compreender o tema, pesquisar
sobre ele tendo sempre em conta que a fotografia é uma representação de algo.
Observar
fotograficamente: Forma e cor
do objecto
Quando começamos a avaliar um tema, temos de avaliar também as suas
principais características, ou seja, a forma e a cor. A forma é a primeira
coisa que se deve avaliar e para melhorá-la podemos utilizar a cor e a luz. Por
exemplo, as luzes mais duras (sol) servem para fotografias arquitectónicas mas
para um modelo ou estátua, convém usar uma luz mais suave para tornar todos os
detalhes bem visíveis. As linhas também são muito importantes uma vez que as
verticais dão altura aos objectos e as horizontais (mais usadas em paisagens)
dão mais suavidade e plenitude à imagem. A cor também nos sugere interpretações distintas, cores fortes algo mais
agressiva, cores claras, maior suavidade.
Superfícies e
Texturas
Temos que também ter em atenção o material de que é feito o nosso tema, ou
seja, a sua textura. A luz pode ser uma forte aliada para evidenciar
os diferentes tipos de texturas. A luz lateral consegue criar sombras que dão
ideia de rugosidade do material (material áspero).
*todos os conteúdos escritos são da autoria e responsabilidade exclusiva da autora do blog
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