segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aula VI - EXPOSIÇÃO

Aula VI - EXPOSIÇÃO

"Nunca te esqueças... na tua câmera fotográfica, o modo P é de principiante mas o modo M... esse modo M é de Mestre! Usa-o sempre"

Ainda relacionado com o tema da aula anterior, Obturador, está o tempo de exposição. Alguns conceitos sobre esta temática já foram abordados na aula nº 5 porque é incontornável não abordar a exposição quando abordamos o obturador. No fundo, é o obturador que vai determinar o tempo de exposição. Relembro também que quanto mais for o tempo de exposição, mais luz vai entrar no diafragma e a situação inversa acontece quando o tempo de abertura do obturador é mais curto.

No entanto, existem ainda outros conceitos relativamente aos Modos de Exposição, que só são permitidos manusear numa câmera fotográfica reflex semi profissional ou profissional.

Modo Manual: permite que o fotógrafo controle na totalidade a exposição, ou seja, cabe a ele determinar a abertura do diafragma e o tempo de exposição.

Modo Programa: ajustamento automático da câmera na abertura e no tempo de exposição (recomendado apenas para principiantes)

Prioridade à Abertura (A): permite que o fotógrafo escolha a abertura e a câmera vai determinar o tempo de obturação mais indicado.

Prioridade ao tempo de Exposição (S): permite que o fotógrafo determine o tempo de obturação e a câmera vai determinar a abertura mais apropriada.




Muito poderia ser dito sobre este tema mas acredito que só com muita prática vão conseguir compreender plenamente estes conceitos. Por isso pratiquem muito, não tenham medo de errar e rapidamente vão começar a assimilar estes conceitos. 

Sugiro façam um dos exercícios apresentados na secção: Exercícios Práticos

Saudações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário