terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aula V - OBTURADOR

Aula V - OBTURADOR

O obturador é o mecanismo que vai ativar ou desativar o sensor digital da câmera e é também reativo pois consegue agir numa ampla panóplia de tempos de exposição. De uma forma geral, o obturador é a "cortina" que abre e fecha através de várias lamelas giratórias de acordo com o tempo pré definido pelo fotógrafo.

Ou seja, o fotógrafo vai determinar a "velocidade" do disparo que é nada mais, nada menos do que o tempo que o obturador fica aberto. Para situações em que o obturador fica muito tempo aberto (disparo lento), isso significa que vamos obter imagens com bastante luz e se tiver movimento, poderão ocorrer situações de arrastamento (ou desfoque). Para situações em que o obturador fica pouco tempo aberto (disparo rápido), isso significa que vai entrar menos luz na imagem (fotografia escura ou com pouca luminosidade) e em principio obteremos imagens estáticas. Estas são as ocorrências gerais, contudo podem existir excepções consoante o tipo de equipamento (uso de flash ou tripés) ou até mesmo os motivos fotografados ou a existência de luz natural nos espaços.

Podemos então concluir que o tempo de exposição ("velocidade" do obturador) está relacionado com o tempo que este leva a abrir e a fechar, ou seja, se demorar mais tempo, isso significa que vai entrar mais luz. Mas se for muito rápido, a quantidade de luz a entrar dentro do equipamento será menor. Logo, quanto maior o tempo de exposição, maior será a luz absorvida no interior do equipamento.

Vejamos alguns exemplo:



















(as imagens apresentadas não são da minha autoria, são apenas representativas do conteúdo aqui exposto e foram retiradas do google.pt)

Em relação às medidas, o tempo de exposição é medido através de 1/x (o x representa a fracção de segundo). Normalmente, as câmeras possuem as seguintes medidas pré definidas:

- 1/8000 s
- 1/4000 s
- 1/2000 s
- 1/1000 s
- 1/500 s
- 1/250 s
- 1/125 s
- 1/60 s
- 1/30 s
- 1/15 s
- 1/8 s
- 1/4 s
- 1/2 s
- 1
- B (bulb - iremos tratar numa próxima aula)

E nunca se esqueçam, o termo velocidade não é o correcto embora seja usado com muita frequência. O termo correcto é "tempo de exposição" e se realmente querem passar a um próximo nível e se querem ser bons profissionais e bons fotógrafos, têm que começar a utilizar os termos correctos.

Espero que tenham gostado da aula e encontramo-nos em breve.

Saudações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário