terça-feira, 24 de junho de 2014

Aula II - Luz

                  A Importância da Luz

As qualidades da luz natural

No decorrer do dia, a luz natural varia de cor, intensidade e direcção. A luz ao amanhecer é mais quente mas mais fraca logo tem menos intensidade e cores mais quentes. As câmeras são muito sensíveis às variações de luz porque os nossos olhos adaptam-se às  diferentes intensidades e não nos apercebemos dessas mudanças de luz. Mas as câmeras são mais sensíveis. Ao amanhecer a intensidade de luz é mais baixa, tem tendência ao rosa e à medida que o tempo avança as luzes tornam-se mais intensas e assemelham-se à luz branca. Gradualmente, ao por do sol a luz torna-se mais quente e as cores tornam-se mais próximas do vermelho e amarelo. Conforme o tipo de luz e tonalidade que queremos para a fotografia, devemos fotografar em determinadas alturas do dia. Também existem variações de estação para estação (inverno ou verão). No inverno a luz é mais fria que favorece as cores claras da imagem e produz imagens mais homogéneas e sem fortes contrastes. É possível ver essa diferença de luz entre 2 estações diferentes. No verão as sombras são mais escuras porque o sol está mais alto e os tons quentes serão mais evidentes. Todos estes aspectos podem ser trabalhados através da exposição.

Quando fotografamos contra a luz podemos obter silhuetas negras muito bem definidas. No entanto, quando há excesso de luz e queremos dar destaque ao tema sem que ele fique contra a luz, devemos aproximarmo-nos o máximo possível de forma a que o tema preencha a maior parte do enquadramento. Desta forma o exposímetro detecta os valores de exposição do tema e assim ele será devidamente representado. Também devemos aprender a avaliar a direcção da luz.




A luz como tema fotográfico

A luz pode ser quente, fria, dura ou mole. A luz dura aumenta o contraste e torna mais evidente a transição das áreas claras para as áreas mais escuras. Para minimizar a luz dura e torná-la mais suave podemos levar o tema para uma área de sombra de forma a não ser atingido directamente pela luz do sol. Ou então podemos levar um tecido para filtrar a luz e torná-la mais suave.
Devemos ter cuidado ao fotografar com muito sol, nunca devemos focar o sol com a câmera pois há o risco de queimar o obturador. Embora hajam casos em que o sol em foco é um elemento criativo tanto na fotografia como no vídeo, geralmente é considerado como um defeito. Para estes casos é necessário material específico tais como filtros que reduzem o brilho do sol e protegem a máquina.


A luz artificial

Neste tipo de luz devemos utilizar o programa das câmeras ou outro tipo de suportes externos tais como os flashs. Para ambientes nocturnos devemos utilizar o modo tugesténio ou definir o balanço de brancos.



O flash tem como finalidade compensar a luz nas fotografias quando esta não existe em quantidade suficiente para iluminar o objecto. No entanto, o seu uso indevido pode causar os denominados olhos vermelhos (que resultam do excesso de iluminação dos vasos sanguíneos dos olhos) ou sobreexpor os elementos. Podemos definir o modo anti olhos vermelhos que embora nem sempre resulte, pode ajudar. Assim, as câmeras fotográficas com modo anti olhos vermelhos, enviam vários flashs antes do flash final da fotografia com o objectivo de diminuir o tamanho da pupila e consequentemente não iluminar a pupila completamente dilatada. Um dos truques para não ter olhos vermelhos é nunca utilizar o flash de frente mas sim de lado.


*todos os conteúdos são da autoria e responsabilidade exclusiva da autora do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário