terça-feira, 24 de junho de 2014

A Arte em Fotografia



           Quando a fotografia se torna Arte

A fotografia elevou-se a Arte a par da pintura e da escultura. Em primeiro lugar é necessário estabelecer uma fronteira entre aquilo que é funcional e aquilo que é arte. Uma obra de arte não depende apenas das técnicas utilizadas mas sim, da intenção que o artista manifesta, ou seja, quando se faz uma obra de arte, ela deve transmitir alguma coisa através da visão do artista e através da sua linguagem interior. Mais do que transmitir uma intenção, uma obra de arte deve originar um conjunto de sensações e/ou emoções. Uma fotografia pode ser considerada arte quando o fotógrafo pretende transmitir alguma coisa aos observadores utilizando uma linguagem própria que reflecte o seu próprio caminho. Se essa visão despertar algum tipo de sentimento, emoção ou sentido de identificação com o observador, então o objectivo foi alcançado.


Encontrar a sua identidade fotográfica

Temos que encontrar o nosso modo de ver e interpretar a realidade. Devemos procurar entender qual é a nossa história, conhecer também outras obras e outros artistas que mais apreciamos e valorizamos e que de certa forma podem influenciar a nossa leitura da realidade. Mas nunca devemos assemelhar as nossas fotografias àquelas que vimos, conhecemos e apreciamos, a nossa própria visão deverá ter um cunho pessoal que pode sofrer influências não só das obras que valorizamos mas também, da nossa própria experiência de vida e gostos pessoais. Devemos experimentar e constatar qual é o nosso gosto pessoal, analisa-las cuidadosamente e encontrar a nossa linguagem fotográfica. Nunca nos devemos esquecer que conhecer e saber utilizar a técnica é muito importante apesar que nem sempre uma fotografia bem exposta pode ser uma fotografia boa, no entanto quando aliamos a técnica à criatividade, podemos obter fotografias extraordinárias. 


Comunicar através de uma imagem

Devemos conseguir comunicar um pensamento através de uma imagem (quer seja fotografia ou vídeo). É possível colocar o pensamento numa imagem e neste campo o observador tem um papel importantíssimo pois cada um recebe a imagem de forma diferente. Algumas delas podem até contar verdadeiras histórias levando o observador a imaginar o significado daquela imagem.


A fotografia como expressão artística

      Conceito de Beleza
A beleza é subjectiva embora hajam casos em que não seja subjectiva mas sim objectiva. A estética procura estabelecer os conceitos de beleza que está estreitamente ligada à percepção (sentidos, visão, tacto…) e quando há uma relação correcta entre ambas as partes, ou quando se verifica uma relação harmoniosa, então esteticamente é belo. Também se associa a palavra prazer à beleza e estética. Podemos também considerar que tudo é belo só pelo simples facto de existir. Normalmente há sempre uma beleza em tudo o que fazemos e tudo irá depender das percepções individuais de cada um.


*todos os conteúdos são da autoria e responsabilidade exclusiva da autora do blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário