A Autora



A autora, fotógrafa profissional formada pelo Instituto Português de Fotografia, nasceu em 1986, é natural de Sta Maria da Feira, e desde cedo mostrou interesse por diversas áreas da arte e cultura.

Apesar de ter enveredado profissionalmente na área do Marketing e da Gestão, sempre demonstrou paixão pela fotografia tendo por isso dado os seus primeiros passos nesta área no ano de 2004.

Desde então, tem participado em inúmeras iniciativas relacionadas com fotografia onde destaca:

2004 - Exposição de Fotografia "As Casas da Granja" inserida na II Feira de Artesanato e Tasquinhas de São Felix da Marinha.
2005 - Colaboração com o jornal "A Coluna" do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto tendo prestado trabalhos a nível de reportagem e fotografia desde 2005 até 2008.
2008 - Colaboração com a iniciativa "Talentos IPAM" do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto onde realizou a cobertura fotográfica de diversos eventos tais como o Shopping Brands.

2009 - 1º Prémio do Concurso Nacional de Fotografia Cais/BES com a obra "Liberdade"
2009 - Exposição de Fotografia no espaço Arte e Tranquilidade em Lisboa
2009 - Integração na Associação Nacional de Criadores de Fotografia
2010 - Exposição de Fotografia "Movimento Limpar Portugal" na Marinha Grande

2010 - 3º prémio do Concurso de Fotografia "São João" do El Corte Inglês
2010 - Realização do Making Of Fotográfico do videoclip "Bar Aberto" dos Cabaret Fortuna
2010 - Exposição de Fotografia em Oeiras
2010 - Exposição de Fotografia em Cascais
2010 - 3º Prémio do Concurso Nacional de Fotografia "Festas S.João" com a obra "Burning Sky"
2010 - Exposição de Fotografia "Beleza Portuguesa" na Galeria de Arte Vit'Arte no Dolce Vita de Ovar
2011- Exposição de Fotografia de Paisagem em nome individual em Ovar
2011 - Exposição de Fotografia colectiva no Instituto Português de Fotografia do Porto
2012 - Exposição de Fotografia de Natureza na Galeria de Arte Vit'Arte no Dolce Vita de Ovar
2013 - Exposição de Fotografia "Diário de Bordo" na Cafetaria em Sta Maria da Feira
2013 - Exposição de Fotografia "Diário de Bordo Update" na Galeria de Arte Vit'Arte
2013 - Entrevista para a Rádio Clube da Feira sobre "Fotografia Urbana e Fotografia de Viagem"
2013 - Exposição de Fotografia "Diário de Bordo" na Galeria de Arte Vit'Arte no Dolce Vita de Ovar
2013 - Exposição de Fotografia de Viagem na Cafetaria em Santa Maria da Feira
2014 - Exposição de Fotografia "Best of 10 Years"  na Galeria de Arte Vit'Arte no Dolce Vita de Ovar


Ao longo dos anos teve diversas publicações das suas obras na revista "O Mundo da Fotografia Digital" na secção - as melhores fotografias dos leitores, e realizou inúmeras sessões fotográficas e books pessoais. Actualmente trabalha também para a comunicação social ao nível de foto-reportagens.
.

Apesar de praticar e apreciar diversos tipos de fotografia, é com a fotografia urbana e de viagem que se identifica mais porque "a espontaneidade do comportamento humano e da vida quotidiana fascina-me,  adoro captar momentos e situações da vida verdadeiramente genuínas sem me prender completamente à técnica. Este tipo de fotografia, por ser autêntico, consegue contar uma história real através de uma imagem" e "gosto de captar imagens de viagens seguindo a minha própria perspectiva, mostrando aos outros alguma coisa através da minha visão. Por estar em viagem, os meus sentidos estão mais apurados e portanto procuro retratar detalhes e situações que aos olhos da população residente, passam despercebidos". A autora refere ainda que "a fotografia é a minha forma de expressão pessoal, de interpretar a realidade, é uma extensão do meu ser".

A sua experiência nesta área é proveniente não só da participação em diversos workshops (workshop de fotografia, fotografia panorâmica, fotografia conceptual e de arquitectura, fotografia de viagem e natureza, tratamento e edição de imagem) como também, da convivência e partilha de experiências com fotógrafos reconhecidos a nível nacional e internacional. No entanto, é na sua competência de autodidacta que a autora refere ter absorvido a maior parte do seu conhecimento e técnicas fotográficas referindo ainda que "a minha capacidade de observação e cultura visual permitiu-me sentir apta a aprender cada vez mais, a experienciar cada vez mais e a evoluir como fotógrafa".



Podem encontrar galerias da autora em:

Behance
Olhares
Deviantart